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Arquitetos: Zaha Hadid Architects
- Área: 30000 m²
- Ano: 2017
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Fotografias:Hufton+Crow, Jacopo Splimbergo
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Fabricantes: Nuprotec, Tensocielo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova estação de trem em Napoli Afragola é projetada como um dos principais modais de transporte do sul da Itália, atendendo quatro linhas interurbanas de alta velocidade, três linhas inter-regionais e uma linha local de passageiros.
Além dos serviços ferroviários de alta velocidade que conectam Bari e Reggio Calabria com o norte da Itália e da Europa, até 2022 a nova infraestrutura ferroviária criará um centro importante em Napoli Afragola que serve toda a região da Campania, integrando a expansão sul da rede ferroviária de alta velocidade e a extensão ferroviária de comboios Circumvesuviana.
Localizado neste importante cruzamento na rede ferroviária do sul da Itália, o Napoli Afragola conecta os 15 milhões de habitantes da Campania, Puglia, Molise, Calabria e Sicília, no sul da Itália, com a rede ferroviária nacional no norte e o resto da Europa. Também permite que produtos e passageiros da Europa e do norte da Itália acessem os portos do sul de Gioia Tauro, Taranto, Bari, Brindisi, Palermo e Augusta.
Para atender a demanda futura de viagens ferroviárias em toda a região (que aumentou 50% na última década), a estação Napoli Afragola está dentro do novo corredor ferroviário norte / sul a leste da maior área metropolitana de Nápoles, que será totalmente integrada com serviços ferroviários locais e regionais.
Quando todas as linhas estiverem em operação, espera-se que 32.700 passageiros utilizem a estação todos os dias (4.800 nos horários de pico pela manhã e noite) com um total de 84 trens expressos usando as linhas. 28 trens de alta velocidade que atendem cada direção vão parar no Napoli Afragola todos os dias, fornecendo um serviço expresso em cada direção a cada 30 minutos (40 minutos fora dos horários de pico), com aproximadamente 700 passageiros planejados para desembarcar ou embarcar em cada plataforma. Mais de 200 serviços de trens regionais e locais também pararão em Napoli Afragola, criando um intercâmbio chave nas redes ferroviárias nacionais, regionais e locais.
Os serviços de trens públicos começaram no dia 11 de junho de 2017. Inicialmente, com 18 trens de alta velocidade em cada direção, que atendem 10 mil passageiros por dia. Os serviços aumentarão para 28 trens em cada direção, à medida que novas infraestruturas e outras fases da estação forem finalizadas;
Localizada a 12 km ao norte de Nápoles, a estação de Afragola também está planejada para servir suas comunidades locais de Acerra, Afragola, Caivano, Casalnuovo di Napoli e Casoria que variam em população de 10 a 50 mil habitantes. A Afragola será um centro intermodal, aliviando o congestionamento no centro da cidade e não substituirá o terminal existente de Napoli Centrale.
Projetada como uma ponte pública urbanizada que liga as comunidades de cada lado da ferrovia, a estação é definida pelas rotas de circulação dos passageiros, minimizando as distâncias para aqueles que embarcam e desembarcam em Napoli Afragola, bem como os passageiros que se conectam a diferentes serviços de trem.
O projeto amplia a passagem pública sobre as oito faixas ferroviárias através de uma passarela se torna um dos elementos principais para os passageiros da estação - uma ponte que abrange todos os serviços e instalações para partir, chegar e conectar todos os espaços.
Os caminhos dos passageiros também determinaram a geometria dos espaços internos. As grandes entradas em ambos os extremos da estação orientam os visitantes até as elevadas zonas públicas alinhadas com lojas e outros serviços. Os visitantes de ambos os lados da estação se encontram em um átrio central, que se destaca por seus cafés e restaurantes. Este átrio central acima das vias férreas é um novo espaço público - muito necessário para a Afragola - e a principal confluência onde os passageiros do transporte ferroviário descem para as plataformas.
A estação foi construída como uma base de concreto armado que suporta os as costelas de aço revestidas em Corian com um telhado de vidro.
O concreto utilizado dentro da estação é uma composição específica que proporciona um desempenho ideal, com elementos de concreto estrutural curvados que utilizam as tecnologias inicialmente desenvolvidas durante a construção do Museu MAXXI em Roma: cofragem de madeira substituída por unidades de aço pré-fabricadas e curvaturas duplas realizadas com cofragem criada a partir de modelos de poliestireno moído CNC.
Projetada como uma extrusão de um trapezoide ao longo de um caminho curvo de 450 m, a cobertura é feita de 200 diferentes costelas de aço que são revestidas em Corian com um telhado de vidro.
A implantação da estação está orientada a beneficiar a sustentabilidade ecológica do edifício. Os painéis solares integrados no telhado, combinados com luz natural e ventilação, bem como sistemas de resfriamento e aquecimento de fonte terrestre permitirão à estação minimizar o consumo de energia.